Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mamaço Virtual - Porque amamentar, não ofende!!!!

Pessoal, preciso me desculpar pela falta de atualização nos últimos dias. Comecei em um novo trabalho há 15 dias e de fato, estou amando. Ao mesmo tempo que fico ocupadíssima, as redes sociais como facebook, orkut, twitter e afins, são bloqueados para maior segurança dos alunos (e claro, evitar que eles fiquem pendurados nos computadores e celulares da vida né rsrs.)

Vi no blog Mamíferas, neste post, falando sobre uma política do facebook, que exclui fotos consideradas ofensivas. A foto excluída foi uma da autora, amamentando seu bebê.



Gente, desde quando, amamentar em público é uma ofensa???
Eu tenho uma gastura desse puritanismo infundado viu...

Enquanto há tantas outras coisas, músicas, refrões, bordões, novelas, minisséries que de forma implicita e explícita, são realmente ofensivos e obscenos, e que não é feito nada para que deixem de circular na rede, há pessoas mais preocupadas com o que "os filhos" ou eles próprios vão pensar ao ver uma mãe expondo seu seio para alimentar seu bebê... AAHHH, ME POUPE!!!!!

Por esse motivo, as moderadoras do blog Mamíferas propuseram um MAMAÇO VIRTUAL!! Vou colocar o texto na íntegra, retirado do mesmo blog:

***************************************************************************

Qual não foi minha surpresa ao entrar em meu e-mail hoje e me deparar com um e-mail do facebook:
Olá, Você carregou uma foto que viola nossos Termos de uso e ela foi removida. O Facebook não permite a publicação de fotos que ofendam um indivíduo ou grupo, ou que possuam nudez, drogas, violência ou outras violações de nossos Termos de uso. Essas políticas são desenvolvidas para garantir que o Facebook continue a ser um ambiente seguro e confiável para todos os usuários, incluindo as crianças que usam o site.

Ao acessar meu login fui informada que a foto ao lado havia sido removida. Tive que clicar que concordo com as regras do Facebook. Minha vontade foi sair deste espaço, mas acho que o facebook é rico para promovermos discussões, inclusive essa.
Por isso fiz um convite para que as pessoas troquem as fotos de seus perfis, até dia 20/05, por uma em que estejam amamentando. Pais podem usar a foto de suas esposas. Os demais podem usar a foto que foi removida para fazer barulho neste espaço.
O que me chama atenção é que amamentar seja considerado um ato de nudez. E a justificativa é fazer um ambiente seguro porque é freqüentado por crianças.
Concordo que existem aspectos culturais de cada país. As americanas e em alguns países da Europa, muito embora estejam avançados com a questão do parto, o ato de dar de mama é considerado inapropriado. Aqui no Brasil esse pudor é calado e aparece em pequenas ocasiões quando a mulher faz barulho para denunciar. Acho um absurdo a mulher que acabou de ter filho ou que amamenta crianças maiores tenha que se enclausurar em quartos fechados ou cubículos do espaço público para não ferir a moral alheia.
Eu sempre dei de mamar entre amigos, em bares, restaurantes, sentada em muretas na rua, parques, praia. Amamentei até 3 anos e 7 meses. Lidei com olhares estranhos? Sim, muitas vezes. Comentários ridículos? Oh! Mas em cada aproximação sempre mostrei as razões que me moviam. Engraçado é que a mamadeira é bem vista.
Quanto às crianças, basta perceber como as bonequinhas vêm com chupetas e mamadeiras, para que isso seja considerado normal em seu brincar de maternar. Lá para frente a referência grita diante da primeira dificuldade. Fora do universo mamífero, nunca vi uma menina fingir que está amamentando sua boneca.
O ser humano aprende por repetição, por visualização. E estamos sendo treinados a achar que normal é dar mamadeira e obsceno é amamentar.
Na próxima quinta (12/05/2011), das 14:30h às 17h no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – estação Brigadeiro do Metrô – São Paullo ), haverá um evento pro amamentação. Um grande mamaço em prol do aleitamento em espaços públicos.
Uma mãe foi impedida de amamentar seu bebê no espaço de Exposição do Itaú Cultural, a monitora disse que só era permitido amamentar na enfermaria dos bombeiros, que fica alguns lances de escadaacima. Mas a sala estava fechada. O diretor do Itaú Cultural, ao saber do incidente, imediatamente desculpou-se em nome da instituição, e tomou medidas de treinamento e informação da equipe para que isso não volte a acontecer. Não só a diretoria pediu pública desculpas pelo incidente como a partir disso, oItaú Cultural se orgulha de propagar que é um espaço que dá boas vindas e apóia todas as mães que amamentam.
O Itaú Cultural vai oficialmente apoiar o evento, que de protesto se transformou em evento de promoção do aleitamento em espaços públicos. E lá vai rolar uma apresentação de uma parte do DVD Amamentação sem mistério, visita monitorada à exposição e por fim um lanche de confraternização.
Agora quero propor esse Mamaço no Facebook. Até 20/05 troque sua foto por uma que esteja amamentando. . Pais podem usar a foto de suas esposas. Os demais podem usar a foto que foi removida para fazer barulho neste espaço.
O Facebook é um espaço público de geração de conhecimento. Vamos apoiar, divulgar e fazer barulho em prol da amamentação. Promova essa ação em outras redes sociais também.
Amamentar é um ato de amor, saudável e natural. Qualquer impedimento deve ser denunciado. Enquanto nos calamos impedimos que futuras gerações achem normal amamentar. Por que é? Por que temos que nos esconder? Seja com pano, seja em um cubículo?
Chegará o dia que estranho será ver uma criança tomando mamadeira. Esse é meu sonho.

****************************************************************************

É também o sonho das leitoras desse blog Kalu, pode contar com isso ;)

Eai? Vamos aderir??

Hoje a noite vou trocar a imagem do meu facebook... e você?

Nenhum comentário: